quarta-feira, 19 de dezembro de 2018

MinC e UE se unem para combater tráfico de bens culturais

O Ministério da Cultura (MinC) e a União Europeia vão se unir para combater o tráfico ilícito de bens culturais. Nesta terça-feira (18), em seminário em Brasília, foi lançado projeto que visa aprimorar ambos os sistemas de dados de bens culturais furtados e promover uma maior interação entre eles. A iniciativa faz parte dos Diálogos Setoriais UE-Brasil, instrumento de cooperação criado em 2006 e que prevê o intercâmbio de informações em diversos setores, entre eles a Cultura.

Considerado um problema global, o tráfico ilícito de bens culturais atravessa fronteiras e ameaça a memória e a cultura da humanidade. Obras de arte, artigos religiosos, artefatos arqueológicos, acervos bibliográficos e documentos históricos, entre outros, são suscetíveis de serem roubados e comercializados ilegalmente, sendo usados ainda em crimes como a lavagem d
e dinheiro e até mesmo o financiamento do terrorismo.

Desde 2015, o MinC vem intensificando o diálogo com outros órgãos brasileiros e internacionais que lidam com essa temática. O objetivo é formular uma política pública, com mecanismos ordenados e permanentes, que lute contra o tráfico ilícito de bens culturais. 

0 comentários:

Postar um comentário